O PAPEL DA ABORDAGEM HUMANA NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CRISE
O CASO DA COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11140Palavras-chave:
Comunicação, Crise, Abordagem humana, Educação de estudantes, Covid-19Resumo
O papel da abordagem humana na gestão comunicativa de uma crise: o caso da comunicação do departamento ministerial de ensino superior durante a crise de saúde da Covid-19. Nenhuma organização está imune a situações de crise em seu exercício de atividade. Grandes crises de saúde pública, rupturas organizacionais, colapsos de sistemas ou divisões culturais são situações que tendem a escapar do domínio do excepcional (LAGADEC, 1991).A crise de saúde da Covid-19 é uma crise de escala global. Ela perturbou o funcionamento de todos os sistemas, incluindo os sistemas educacionais. No Marrocos, as autoridades públicas adotaram estratégias e medidas para minimizar ao máximo os efeitos da crise na educação dos estudantes e garantir a continuidade pedagógica. Para concretizar essas medidas, uma atividade significativa de comunicação foi implementada. Essa gestão da comunicação tinha como objetivo informar os estudantes sobre as mudanças planejadas e envolvê-los no novo modo de aprendizado, que foi realizado à distância. Durante esse período difícil, os estudantes tiveram que acompanhar as aulas ministradas por seus professores e se adaptar a essa transição. O estudante, confrontado com tal situação, precisa de apoio psicológico e emocional, daí a necessidade de uma abordagem humana na comunicação de crise. Portanto, nossa comunicação visa mostrar a importância de uma abordagem humana na eficácia da gestão da comunicação de crise, caso: educação de estudantes marroquinos durante a crise de saúde da Covid-19.
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