O PAPEL DA ABORDAGEM HUMANA NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CRISE

O CASO DA COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11140

Palavras-chave:

Comunicação, Crise, Abordagem humana, Educação de estudantes, Covid-19

Resumo

O papel da abordagem humana na gestão comunicativa de uma crise: o caso da comunicação do departamento ministerial de ensino superior durante a crise de saúde da Covid-19. Nenhuma organização está imune a situações de crise em seu exercício de atividade. Grandes crises de saúde pública, rupturas organizacionais, colapsos de sistemas ou divisões culturais são situações que tendem a escapar do domínio do excepcional (LAGADEC, 1991).A crise de saúde da Covid-19 é uma crise de escala global. Ela perturbou o funcionamento de todos os sistemas, incluindo os sistemas educacionais. No Marrocos, as autoridades públicas adotaram estratégias e medidas para minimizar ao máximo os efeitos da crise na educação dos estudantes e garantir a continuidade pedagógica. Para concretizar essas medidas, uma atividade significativa de comunicação foi implementada. Essa gestão da comunicação tinha como objetivo informar os estudantes sobre as mudanças planejadas e envolvê-los no novo modo de aprendizado, que foi realizado à distância. Durante esse período difícil, os estudantes tiveram que acompanhar as aulas ministradas por seus professores e se adaptar a essa transição. O estudante, confrontado com tal situação, precisa de apoio psicológico e emocional, daí a necessidade de uma abordagem humana na comunicação de crise. Portanto, nossa comunicação visa mostrar a importância de uma abordagem humana na eficácia da gestão da comunicação de crise, caso: educação de estudantes marroquinos durante a crise de saúde da Covid-19.

 

Biografia do Autor

Hanane Boulahrouf, Abdelmalek Essaadi University

PhD student. Laboratoire sciences de l'information, de la communication et du discours.

ENS -Tétouan, Abdelmalek Essaadi University, Maroc

Imane El Kortbi , Abdelmalek Essaadi University

PhD student

Nouha Mouaaid , Abdelmalek Essaadi University

Abdelmalek Essaadi University

Moulay Maati Alaoui Fennane , Abdelmalek Essaadi University

Abdelmalek Essaadi University

Abdelfattah Lahiala, Abdelmalek Essaadi University

Associate Professor at ENS Tetuan – Abdelmalek Essaadi University Morocco.

Referências

Brassard, C. &. (2003). n outil réflexif pour concevoir un scénario pédagogique intégrant les TIC. Actes de la conférence. Colloque EIAH, environnements informatiques pour l'apprentissage humain .

Clainche, M. L. (2021). Covid-19: les défis de la communication de crise(Mars2020-Mars2021). Institut national du service public.

Jeudy, H. (1990). le désir du catastrophe . aubier.

lagadec, p. (1991). la gestion de crise. paris: gallimard.

Lagadec, P. (1991). la gestion des crises: outils de réflexion à l'usage des décideurs. McGraw-hill.

Lebel et Michaud. (1989). Le tuteur et le support à l'étudiant en enseignement à distance. Post-secondary Distance Education in Canada: Policies, Practices and Priorities .

Lebel, C. &. (1989). Le tuteur et le support à l'étudiant en enseignement à distance. Post-secondary Distance Education in Canada: Policies, Practices and Priorities.

Lebel, C., & Michaud, B. (1989). Le tuteur et le support à l'étudiant en enseignement à distance. Post-secondary Distance Education in Canada: Policies, Practices and Priorities .

Michaud, L. e. (1989). Le tuteur et le support à l'étudiant en enseignement à distance. Post-secondary Distance Education in Canada: Policies, Practices and Priorities .

Portal, T. (2009). Crises et facteur humain: les nouvelles frontières mentales des crises . De Boeck .

Thierry libaert. (2015). La communication de crise. Dunod.

Veyret et Reghezza. (2005). « Aléas et risques dans l’analyse géographique ». Cité par : par Yvette VEYRET, Magali REGHEZZA, Laboratoire Gecko, Université de Paris X-Nanterre, https://www.annales.org/site/re/2006/re43/Veyret. Annales des mines.

Publicado

2023-11-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)