A COMUNICAÇÃO TURÍSTICA DIGITAL ENTRE DESIGUALDADES TURÍSTICAS E EQUILÍBRIO REGIONAL
O CASO DO ESCRITÓRIO DE TURISMO MARROQUINO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11149Palavras-chave:
Comunicação turística, Iconografia turística, Desigualdades turísticas, Comunicação digital, MarrocosResumo
Através deste artigo, pretendemos lançar uma nova luz sobre a problemática das desigualdades turísticas regionais. O artigo questiona como o escritório nacional de turismo de Marrocos, por meio de sua comunicação digital, retrata o destino Marrocos. De fato, a seletividade na escolha de imagens que servem de base para representações mentais contribui para a promoção de certas localidades em detrimento de outras, o que leva a uma dualização dos territórios e reforça ainda mais as disparidades regionais. Realizamos uma análise da iconografia turística divulgada online para identificar os destinos apresentados de forma recorrente, a fim de destacar possíveis disfunções na política de promoção. Nosso estudo tem como objetivo mais amplo esclarecer a questão do processo de decisão do turista-consumidor e examinar os diferentes parâmetros que podem condicionar seu comportamento.
Referências
Alain Decrop,2010, Le touriste consommateur, « Livre électronique », De boek, https://fr.scribd.com/document/412959784/Le-Touriste-Consommateur-Alain-Decrop.
Alain Decrop, Mondes du tourisme, N°3, p1-12, 2011, https://journals.openedition.org/tourisme/505.
Anne-sophie Devanne ; Marie-José Fortin, construire l’image d’une destination touristique dans un paysage en changement : défi d’articulation autour de l’éolien en Gaspésie, Mondes du tourisme, N°4, p 61-76 décembre 2011, https://journals.openedition.org/tourisme/457?lang=en.
Dorian Bernadou ; Construire l’image touristique d’une région à travers les réseaux sociaux : le cas de l’Émilie-Romagne en Italie ; ybergeo : European Journal of Geography [En ligne], Politique, Culture, Représentations, document 826, 2017, https://journals.openedition.org/cybergeo/28481#ftn13.
Erik Leroux ; Aziz Hmioui, Stratégie de développement touristique du Maroc à l’horizon 2020 : Analyse en termes d’apport à la lutte contre le déséquilibre régional, Maghreb-MachrekN°239, p80-94, 2019, https://www.cairn.info/revue-maghreb-machrek-2019-1-page-79.htm?ref=doi&contenu=article.
Melchisedek Chétima, Tourisme et mise en scène du patrimoine culturel dans les monts Mandara du Cameroun,Téoros, Montréal, volume30N°1,p44_54 ,2011, https://www.erudit.org/fr/revues/teoros/2011-v30-n1-teoros0258/1012107ar.pdf.
Mohammed Berriane, Savoirs et patrimoines locaux. Des atouts pour le développement des arrières-pays au Maroc, Rabat : Hassan2 Academy Press,2020, p 125-156, Tourisme, disparités territoriales et transition touristique au Maroc. La nécessité d’un rééquilibrage par les arrière-pays et par un tourisme territorial,
Rachid Amirou et al, de l’image à l’imagerie en passant par l’imaginaire : une interprétation du tourisme à partir des interprétations proposées par dix villes européennes, N°5, p88-102, 2011, https://www.cairn.info/revue-recherches-en-sciences-de-gestion-2011-5-page-87.htm.
Site du ministère du tourisme, https://mtaess.gov.ma/fr/tourisme/chiffres-cles/.
Vision stratégique 2020, https://www.icao.int/meetings/moroccan-economic-forum/documents/tourismmaroc.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Houyam Mouhib, Moulay Maati Alaoui Fennane, Abdelfattah Lahiala

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.