RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA TUTORIA, NA DISCIPLINA DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10673

Palavras-chave:

Ensino remoto, Inclusão, Atualização profissional.

Resumo

No mercado de trabalho em constantes mudanças necessitamos de profissionais atualizados e a formação continuada é importante para que possa ter êxito. Assim, este artigo trata-se de relato de experiência, a partir do ponto de vista dos tutores, alunos do curso de doutoramento, em acompanhamento aos professores ministrantes da disciplina de atualização profissional, em um curso de mestrado profissional. Utilizamos a proposta metodológica ao curso denominada Desenho Educacional Complexo, onde podemos  preparar, executar e refletir e são engrenagens que trabalham de forma integrada. Este relato contextualiza a disciplina no programa da pós-graduação, indica como foi organizada a prática da tutoria ao longo de um semestre e avalia os resultados do trabalho desempenhado, a partir das respostas dos concluintes da disciplina. Tivemos como resultado que o trabalho desenvolvido na tutoria trouxe a valorização da autonomia da pessoa com deficiência, a partir da adoção do modelo social de conviver todos com todos, aplicado na prática pedagógica, com isso, percebemos que os discentes passaram ter uma mudança na direção da apreciação de confeccionar materiais de forma acessível. Concluímos que o processo da tutoria gera um aperfeiçoamento positivo quanto à experiência docente no Ensino Superior e foi possível rever conceitos  para a pesquisa acadêmica, conhecer pessoas novas e transmitir informações sobre novas tecnologias

Biografia do Autor

Maria Cristina Barbosa Mendes, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) ? Doutorado Acadêmico. Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF - 2021). Possui pós graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2010). Graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Atualmente é analista judiciário - executante de mandados - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. Atua na área de acessibilidade, inclusão e surdez. Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT - 1ª Região e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ 20ª Subseção

Neuza Rejane Wille Lima, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Biológicas (Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/Center for Theoretical and Applied Genetics, Rutgers University (Programa Sanduiche CNPq / USA) (1993). Foi Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) (1994 -2000). Foi professora substituta na UFF em 2001. Ingressou como Professora Adjunta na UFF em 2002. Foi Presidente da Associação Brasileira em Diversidade e Inclusão (ABDIn 2015-2019). Foi Líder do Grupo de Pesquisa NDVIS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos, Produtos e Inovação Tecnológica para o Ensino de Pessoas com Deficiência Visual CNPq/UFF, 2015-2019). Foi Vice coordenadora e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF) (2015-2018). Foi Tutora do ProPET Biofronteiras do Instituto de Biologia da UFF (2013- 2019). Foi Chefe do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Biologia da UFF (2018-2020). Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, desde 06/12/2018. Orienta nos Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI). Coordenadora Pró tempore do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF - junho - setembro de 2022). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada e Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia evolutiva, ecologia de populações, evolução do sexo e divulgação científica. Desde 2014, vem atuando também na área de ensino inclusivo, especialmente em questões e produção de materiais e descrição epistemológica dos processos de construção de conhecimento para atender as demandas nas áreas de deficiência visual, principalmente, e surdocegueira, discalculia e nanismo

Suzete Araújo Oliveira Gomes, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, Bioquímica de Microorganismos, Bioquímica de Insetos e Interação Parasito- Vetor, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma rangeli, Trypanosoma cruzi, Rhodnius prolixus e outros Triatomíneos, Sistema profenoloxidase de insetos, Proteases de insetos e parasitos, Isolamento e caracterização de moléculas de parasitos como Glicoinositolfosfolipídeos (GIPLs), GPI-mucinas, Ecto-enzimas: ecto-fosfatases e ecto-ATPases. Atua como membro colaborador externo na pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI)-UFF; como docente permanente e Vice-coordenadora no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI)-UFF e como docente permanente e membro da CPG no Programa de de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)-UFF, orientando projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Instituto de Educação Professor ismael Coutinho (IEPIC), como apoio técnico pedagógico na sala de Recursos Multifuncional. Atuo como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assisitvas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

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Publicado

2023-03-10

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