DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE NOSSO TEMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i41.11518

Palavras-chave:

Distância Transacional, EaD, Aulas Remotas, Língua Inglesa

Resumo

O presente artigo origina-se de um Estudo de Caso sobre como as aulas de conversação remotas de um curso de Inglês a distância contribuem para a prática da oralidade em Língua Inglesa. O referencial teórico apoia-se na Teoria da Distância Transacional elaborada pelo educador Michael G. Moore que busca descrever as relações professor-aluno quando esses estão separados no espaço/tempo. Essa teoria parte do pressuposto de que a distância é um fenômeno pedagógico, e não apenas uma questão de distância geográfica, ainda que esta possa favorecer a existência de uma lacuna psicológica e comunicacional que possibilite mal-entendidos e percepções equivocadas por parte de professores e aprendizes. Tal distância precisa ser superada pelas partes envolvidas no processo educacional para promover uma aprendizagem efetiva. Moore sugere ainda a distinção de três tipos de interação entre alunos, professores e conteúdo cujo entendimento ajudaria a superar mal-entendidos entre educadores que utilizam mídias.diversas. Na Teoria da Distância Transacional se fundiram perspectivas pedagógicas como a tradição humanística, que valoriza o diálogo não estruturado, aberto e interpessoal; e a tradição behaviorista, fundamentada em objetivos comportamentais com o professor no controle do processo de aprendizagem. Além disso, Moore aliou a visão de EaD como um sistema industrial estruturado de Otto Peters, à perspectiva de uma relação focada no aluno e mais interativa entre aluno e professor de Charles Wedemeyer. Conforme verificou-se neste estudo, as aulas remotas ajudam a diminuir a Distância Transacional na medida em que promovem o diálogo na interação entre professores e alunos e destes entre si.

Biografia do Autor

Alba Valéria Magalhães, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ, Brasil

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Católica de Petrópolis (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira, especialmente no âmbito da Educação a Distância.

Jardelino Menegat, Centro Universitário UniLaSalle-RJ

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (RJ/Brasil). Doutor em Educação pela Universidade La Salle (RS/Brasil). Doutor em Administração de Empresas pela Universidad de La Empresa (Montevideo,Uruguai). Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (DF/Brasil). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (RS/Brasil); Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS/Brasil); Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (J/Brasil). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (RS/Brasil). Licenciado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS/Brasil); Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS/Brasil). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (RS/Brasil) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (RJ/Brasil). Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade. Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro; Diretor do Colégio La Salle Abel e da Escola La Salle Rio de Janeiro. Avaliador de Curso e Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Integrante da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTA), no Ministério da Educação. Editor da Revista Conhecimento &Diversidade. Parecerista de periódicos nacionais. Foi Diretor de várias instituições educacionais da Rede La Salle e Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB). Presta assessoria a instituições, particularmente na formação permanente, gestão, planejamento e gestão estratégica

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2024-02-22

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