APERFEIÇOANDO AS HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E PROGRAMAÇÃO EM CRIANÇAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11155Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em projetos, Habilidades de resolução de problemas, Habilidades de programação, Robótica educacionalResumo
Esta pesquisa tem como objetivo explorar a eficácia dos sistemas de aprendizagem adaptativa na modificação dinâmica do conteúdo para se alinhar com as habilidades e níveis de conhecimento de aprendizes individuais. Por meio da emprego de analítica de dados e algoritmos de aprendizagem de máquina, o estudo examina como o ajuste de dificuldade do conteúdo, o ritmo, a seleção de conteúdo e o feedback adaptativo contribuem para uma experiência de aprendizagem personalizada. Este estudo embarcou em uma exploração da eficácia e implicações dos sistemas de aprendizagem adaptativa em diversos ambientes educacionais: salas de aula do ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior e ambientes de treinamento corporativo. Por meio de uma abordagem multi-modal, incorporando análises quantitativas e qualitativas, o estudo avaliou os benefícios potenciais e o impacto transformativo destas ferramentas de aprendizagem personalizadas. Quantitativamente, os resultados indicaram melhorias marcadas pós-intervenção: notadamente, um aumento nas taxas de conclusão, um aumento significativo nas notas de avaliação e um aumento na duração do envolvimento. As análises de aprendizagem de máquina revelaram ainda padrões entre os aprendizes, sinalizando segmentos que se beneficiaram imensamente da intervenção. O feedback qualitativo, obtido por meio de entrevistas semi-estruturadas, pintou uma narrativa envolvente das experiências dos aprendizes. Temas comuns destacaram a aptidão do sistema em ajustar a dificuldade, facilitar o ritmo personalizado e fornecer feedback nuançado e construtivo. Os sistemas de aprendizagem adaptativa emergem como uma ferramenta potente nas estratégias educacionais modernas, combinando tecnologia e pedagogia para oferecer uma experiência de aprendizagem sob medida e responsiva. No entanto, embora as implicações imediatas sejam promissoras, a aplicabilidade mais ampla e os resultados a longo prazo exigem mais pesquisas. Este estudo serve como uma exploração fundamental, sinalizando o potencial transformativo da aprendizagem adaptativa na reconfiguração do cenário educacional
Referências
Bers, M. U. (2019). Coding as another language: A pedagogical approach for teaching computer science in early childhood. Journal of Computers in Education, 6(4), 499-528.
Tsortanidou, X., Daradoumis, T., & Barberá-Gregori, E. (2023). Unplugged computational thinking at K-6 education: Evidence from a multiple-case study in Spain. Education 3-13, 51(6), 948-965.
Fujita, T. (2023). A CONSIDERATION OF PROJECT-BASED LEARNING: EXPLORING ITS POTENTIAL, EFFECTS, CHALLENGES, AND BEST PRACTICES. European Journal of Education Studies, 10(3).
Asselman, A., Nasseh, A., & Aammou, S. (2018). Revealing strengths, weaknesses and prospects of intelligent collaborative e-learning systems. Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal, 3(3), 67-79.
Hsieh, M. C., Pan, H. C., Hsieh, S. W., Hsu, M. J., & Chou, S. W. (2022). Teaching the concept of computational thinking: A STEM-based program with tangible robots on project-based learning courses. Frontiers in Psychology, 12, 828568.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aymane Jdidou , Souhaib Aammou , Hicham Er-Radi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.