APERFEIÇOAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS POR MEIO DA OFERTA DE CAMINHOS DE ESTUDO PERSONALIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11130

Palavras-chave:

Percursos de estudo personalizados, Transformar o ensino, Estilos de aprendizagem, Tecnologia

Resumo

Os percursos de estudo personalizados significam uma abordagem de aprendizagem evolutiva à educação, que é personalizada para ir ao encontro das necessidades e interesses únicos de cada aluno. Em contraste com o modelo tradicional "tamanho único", uma abordagem de aprendizagem personalizada reconhece a distinção de cada aluno, englobando os seus estilos de aprendizagem únicos, pontos fortes e áreas de melhoria. Além disso, esta abordagem utiliza tecnologias avançadas e análise de dados para personalizar as aulas, os conteúdos e as avaliações de acordo com as necessidades específicas de cada aluno.  Este documento de investigação explora o conceito de percursos de estudo personalizados como forma de melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes, uma vez que a abordagem tradicional "tamanho único" encontrou limitações na resposta às diversas necessidades e preferências de aprendizagem dos estudantes. O enquadramento teórico inclui uma visão geral que engloba os percursos de estudo personalizados, a transformação da educação, os estilos de aprendizagem, a tecnologia e as suas potenciais implicações para melhorar o sistema educativo.

Biografia do Autor

Ikram Amzil, Abdelmalek Essaadi University

PhD candidate, Abdelmalek Essaadi University

Souhaib Aammou, Abdelmalek Essaadi University

Associate Professor at ENS Tetuan – Abdelmalek Essaadi University Morocco.

Tagdimi Zakaria, Abdelmalek Essaadi University

PhD candidate, Abdelmalek Essaadi University

Referências

Kim, Y., & Yang, M. (2022). "Design principles for personalized learning environments: A literature review." Computers & Education, 177, 104316.

Means, B., & Neisler, J. (2020). "Personalized learning: What it really is and why it really matters." Digital Promise.

Vander Ark, T. (2020). "Getting Smart on Personalized Learning: How School Networks Improve Student Success." Jossey-Bass.

Darling-Hammond, L., & Ifill-Lynch, O. (2021). "How to Center Equity: Seven Structures and Policies for Personalized, Project-Based Learning." Stanford Center for Opportunity Policy in Education.

McLeod, S., & Hobson, J. (2021). "Personalized learning: What's next? A literature reviews." Journal of Research on Technology in Education, 53(1), 41-54.

Downloads

Publicado

2023-11-06