APERFEIÇOAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS POR MEIO DA OFERTA DE CAMINHOS DE ESTUDO PERSONALIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11130Palavras-chave:
Percursos de estudo personalizados, Transformar o ensino, Estilos de aprendizagem, TecnologiaResumo
Os percursos de estudo personalizados significam uma abordagem de aprendizagem evolutiva à educação, que é personalizada para ir ao encontro das necessidades e interesses únicos de cada aluno. Em contraste com o modelo tradicional "tamanho único", uma abordagem de aprendizagem personalizada reconhece a distinção de cada aluno, englobando os seus estilos de aprendizagem únicos, pontos fortes e áreas de melhoria. Além disso, esta abordagem utiliza tecnologias avançadas e análise de dados para personalizar as aulas, os conteúdos e as avaliações de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Este documento de investigação explora o conceito de percursos de estudo personalizados como forma de melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes, uma vez que a abordagem tradicional "tamanho único" encontrou limitações na resposta às diversas necessidades e preferências de aprendizagem dos estudantes. O enquadramento teórico inclui uma visão geral que engloba os percursos de estudo personalizados, a transformação da educação, os estilos de aprendizagem, a tecnologia e as suas potenciais implicações para melhorar o sistema educativo.
Referências
Kim, Y., & Yang, M. (2022). "Design principles for personalized learning environments: A literature review." Computers & Education, 177, 104316.
Means, B., & Neisler, J. (2020). "Personalized learning: What it really is and why it really matters." Digital Promise.
Vander Ark, T. (2020). "Getting Smart on Personalized Learning: How School Networks Improve Student Success." Jossey-Bass.
Darling-Hammond, L., & Ifill-Lynch, O. (2021). "How to Center Equity: Seven Structures and Policies for Personalized, Project-Based Learning." Stanford Center for Opportunity Policy in Education.
McLeod, S., & Hobson, J. (2021). "Personalized learning: What's next? A literature reviews." Journal of Research on Technology in Education, 53(1), 41-54.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ikram Amzil, Souhaib Aammou, Tagdimi Zakaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.