PROFESSORES COMO FACILITADORES
EXPLORANDO O PAPEL DOS EDUCADORES EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADOS NAS ESCOLAS MARROQUINAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11161Palavras-chave:
Aprendizagem personalizada, Ambientes de aprendizagem, Abordagem centrada no alunoResumo
Este estudo examina o papel essencial dos educadores como facilitadores de ambientes de aprendizagem personalizados nas escolas marroquinas. Como os sistemas educativos de todo o mundo reconhecem cada vez mais a importância da aprendizagem personalizada para satisfazer as várias necessidades dos alunos, a compreensão do papel específico dos professores está a tornar-se primordial. Esta investigação examina as práticas, os desafios e as potenciais oportunidades enfrentadas pelos educadores na implementação de abordagens de aprendizagem personalizada nas salas de aula marroquinas. O estudo utiliza uma abordagem de método misto, combinando métodos de recolha de dados qualitativos e quantitativos. Os dados qualitativos são obtidos através de entrevistas aprofundadas com professores, explorando os seus pontos de vista sobre a aprendizagem personalizada e as funções e responsabilidades associadas dos educadores. Além disso, é distribuído um inquérito por questionário aos professores para recolher dados quantitativos, o que permite uma compreensão mais ampla da prevalência e eficácia das práticas de aprendizagem personalizada em diferentes contextos escolares. Os dados recolhidos serão analisados com recurso à análise temática e a técnicas estatísticas para identificar temas emergentes, modelos e correlações. Os resultados deste estudo contribuirão para todo o conhecimento existente sobre a aprendizagem personalizada e destacarão os desafios e oportunidades específicos enfrentados pelos educadores nas escolas marroquinas. Ao explorar o papel dos professores como facilitadores em ambientes de aprendizagem personalizada, esta investigação informará os decisores educativos, os administradores e os próprios professores sobre estratégias eficazes para promover abordagens de aprendizagem personalizada nas salas de aula marroquinas. As implicações esperadas desta investigação incluem a identificação das melhores práticas e estratégias para integrar a aprendizagem personalizada no sistema educativo marroquino. Os resultados do estudo podem levar ao desenvolvimento de programas de formação de professores, iniciativas de desenvolvimento profissional e recomendações de políticas que satisfaçam as necessidades dos educadores e dos alunos em ambientes de aprendizagem personalizada. Por último, esta investigação visa apoiar a melhoria das práticas educativas nas escolas marroquinas, através da promoção de uma abordagem centrada no aluno que promova experiências de aprendizagem personalizadas.
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