OBSTÁCULOS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10470

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Formação Profissional, Inclusão.

Resumo

Conhecer as barreiras à inclusão da pessoa com deficiência intelectual no ensino profissional brasileiro constitui-se objetivo desta revisão integrativa da literatura, cuja pergunta norteadora é: Quais os obstáculos para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na formação profissional no Brasil? Iniciou-se com uma revisão exploratória, nas bases de dados Scopus, ERIC, SciElo e CAPES, utilizando os descritores “deficiência intelectual”, “formação profissional” e inclusão e os respectivos termos em inglês e espanhol. Identificou-se, então, 5 periódicos, validados por experts, que publicaram entre janeiro de 2011 a abril de 2022, 3.268 artigos. Após a leitura dos títulos nos sumários, excluiu-se 3.237 por não tratarem do tema. Dos 31 artigos restantes excluiu-se 17 após a leitura dos resumos, por não apresentarem relação com o objetivo e/ou pergunta norteadora. Após a leitura na íntegra, dos 14 artigos restantes, excluiu-se 6 por não atenderem os critérios de inclusão, sendo o corpus da revisão, composto por 8 artigos. Os obstáculos apontados nos estudos foram categorizados em: o aparato legal; o baixo nível de escolaridade; o ambiente educacional; o método de ensino e a avaliação; baixo investimento na formação continuada de professores; e pouco apoio familiar. Considera-se necessário ampliar o acesso para este público no ensino profissional e recomenda-se o estabelecimento de parcerias entre Escolas da Educação Especial e Escolas Profissionais, onde o nível de escolaridade não seja pré-requisito para o acesso, com novas metodologias de ensino e avaliação, que viabilizem a permanência e o sucesso deste estudantes no ensino profissional.

 

Biografia do Autor

Julia Oliveira Barros, Universidade de Aveiro

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e Doutorando no Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Rui Neves, Universidade de Aveiro

Professor Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro

Eduardo Ravagni, Universidade de Brasília

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Atualmente Professor Pesquisador Colaborador Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional PPGEMP da Uiversidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos