OBSTÁCULOS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10470Keywords:
Deficiência Intelectual, Formação Profissional, Inclusão.Abstract
Conhecer as barreiras à inclusão da pessoa com deficiência intelectual no ensino profissional brasileiro constitui-se objetivo desta revisão integrativa da literatura, cuja pergunta norteadora é: Quais os obstáculos para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na formação profissional no Brasil? Iniciou-se com uma revisão exploratória, nas bases de dados Scopus, ERIC, SciElo e CAPES, utilizando os descritores “deficiência intelectual”, “formação profissional” e inclusão e os respectivos termos em inglês e espanhol. Identificou-se, então, 5 periódicos, validados por experts, que publicaram entre janeiro de 2011 a abril de 2022, 3.268 artigos. Após a leitura dos títulos nos sumários, excluiu-se 3.237 por não tratarem do tema. Dos 31 artigos restantes excluiu-se 17 após a leitura dos resumos, por não apresentarem relação com o objetivo e/ou pergunta norteadora. Após a leitura na íntegra, dos 14 artigos restantes, excluiu-se 6 por não atenderem os critérios de inclusão, sendo o corpus da revisão, composto por 8 artigos. Os obstáculos apontados nos estudos foram categorizados em: o aparato legal; o baixo nível de escolaridade; o ambiente educacional; o método de ensino e a avaliação; baixo investimento na formação continuada de professores; e pouco apoio familiar. Considera-se necessário ampliar o acesso para este público no ensino profissional e recomenda-se o estabelecimento de parcerias entre Escolas da Educação Especial e Escolas Profissionais, onde o nível de escolaridade não seja pré-requisito para o acesso, com novas metodologias de ensino e avaliação, que viabilizem a permanência e o sucesso deste estudantes no ensino profissional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.