Os estudantes do ensino médio e as modificações corporais – um estudo exploratório

Eveline Ximenes Tomaz, Rui Neves

Resumo


A grande maioria dos adeptos das Modificações Corporais (MC) são jovens e adolescentes. Objetivo: caracterizar o perfil dos jovens que possuem MC em escolas públicas de ensino médio na cidade de Sobral/CE/Brasil. Metodologia: pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, utilizando questionários com perguntas de escolha múltipla, com 20 estudantes. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Dentre os participantes, prevaleceu o gênero feminino, menores de idade; nível escolar abaixo do desejado; não participação em outros grupos (sub)culturais. Pode-se considerar as MC um texto cultural, que existe na rede textual da cultura corporal, sendo temática sugestiva dos estudos culturais na educação.


Palavras-chave


Modificação Corporal. Jovens. Nível de escolaridade.

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PDF (Português (Portugal))


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v11i24.6345

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