Os estudantes do ensino médio e as modificações corporais – um estudo exploratório

Autores

  • Eveline Ximenes Tomaz Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil.
  • Rui Neves Departamento de Educação Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.6345

Palavras-chave:

Modificação Corporal. Jovens. Nível de escolaridade.

Resumo

A grande maioria dos adeptos das Modificações Corporais (MC) sa?o jovens e adolescentes. Objetivo: caracterizar o perfil dos jovens que possuem MC em escolas pu?blicas de ensino me?dio na cidade de Sobral/CE/Brasil. Metodologia: pesquisa explorato?ria, de abordagem quantitativa, utilizando questiona?rios com perguntas de escolha mu?ltipla, com 20 estudantes. Os dados foram analisados atrave?s da estati?stica descritiva. Dentre os participantes, prevaleceu o gênero feminino, menores de idade; ni?vel escolar abaixo do desejado; na?o participação em outros grupos (sub)culturais. Pode-se considerar as MC um texto cultural, que existe na rede textual da cultura corporal, sendo temática sugestiva dos estudos culturais na educação.

Biografia do Autor

Eveline Ximenes Tomaz, Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil.

Mestre em Educação Física e Saúde pela Universidade Católica de Brasília UCB,  Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil

Rui Neves, Departamento de Educação Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores Universidade de Aveiro

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos