Os estudantes do ensino médio e as modificações corporais – um estudo exploratório

Authors

  • Eveline Ximenes Tomaz Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil.
  • Rui Neves Professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.6345

Keywords:

Modificação Corporal. Jovens. Nível de escolaridade.

Abstract

A grande maioria dos adeptos das Modificações Corporais (MC) sa?o jovens e adolescentes. Objetivo: caracterizar o perfil dos jovens que possuem MC em escolas pu?blicas de ensino me?dio na cidade de Sobral/CE/Brasil. Metodologia: pesquisa explorato?ria, de abordagem quantitativa, utilizando questiona?rios com perguntas de escolha mu?ltipla, com 20 estudantes. Os dados foram analisados atrave?s da estati?stica descritiva. Dentre os participantes, prevaleceu o gênero feminino, menores de idade; ni?vel escolar abaixo do desejado; na?o participação em outros grupos (sub)culturais. Pode-se considerar as MC um texto cultural, que existe na rede textual da cultura corporal, sendo temática sugestiva dos estudos culturais na educação.

Author Biographies

Eveline Ximenes Tomaz, Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil.

Mestre em Educação Física e Saúde pela Universidade Católica de Brasília UCB,  Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil

Rui Neves, Professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal

Doutor em Didática pela Universidade de Aveiro, Portugal; Professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal.

Published

2019-12-19

Issue

Section

Artigos