Os estudantes do ensino médio e as modificações corporais – um estudo exploratório

Autores/as

  • Eveline Ximenes Tomaz Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil.
  • Rui Neves Professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.6345

Palabras clave:

Modificação Corporal. Jovens. Nível de escolaridade.

Resumen

A grande maioria dos adeptos das Modificações Corporais (MC) sa?o jovens e adolescentes. Objetivo: caracterizar o perfil dos jovens que possuem MC em escolas pu?blicas de ensino me?dio na cidade de Sobral/CE/Brasil. Metodologia: pesquisa explorato?ria, de abordagem quantitativa, utilizando questiona?rios com perguntas de escolha mu?ltipla, com 20 estudantes. Os dados foram analisados atrave?s da estati?stica descritiva. Dentre os participantes, prevaleceu o gênero feminino, menores de idade; ni?vel escolar abaixo do desejado; na?o participação em outros grupos (sub)culturais. Pode-se considerar as MC um texto cultural, que existe na rede textual da cultura corporal, sendo temática sugestiva dos estudos culturais na educação.

Biografía del autor/a

Eveline Ximenes Tomaz, Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil.

Mestre em Educação Física e Saúde pela Universidade Católica de Brasília UCB,  Doutoranda em Educação pelo Programa Doutoral em Educação do Ramo Diversidade e Educação Especial na Universidade de Aveiro, Portugal; Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil

Rui Neves, Professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal

Doutor em Didática pela Universidade de Aveiro, Portugal; Professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal.

Publicado

2019-12-19

Número

Sección

Artigos