OBSTÁCULOS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10470Palabras clave:
Deficiência Intelectual, Formação Profissional, Inclusão.Resumen
Conhecer as barreiras à inclusão da pessoa com deficiência intelectual no ensino profissional brasileiro constitui-se objetivo desta revisão integrativa da literatura, cuja pergunta norteadora é: Quais os obstáculos para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na formação profissional no Brasil? Iniciou-se com uma revisão exploratória, nas bases de dados Scopus, ERIC, SciElo e CAPES, utilizando os descritores “deficiência intelectual”, “formação profissional” e inclusão e os respectivos termos em inglês e espanhol. Identificou-se, então, 5 periódicos, validados por experts, que publicaram entre janeiro de 2011 a abril de 2022, 3.268 artigos. Após a leitura dos títulos nos sumários, excluiu-se 3.237 por não tratarem do tema. Dos 31 artigos restantes excluiu-se 17 após a leitura dos resumos, por não apresentarem relação com o objetivo e/ou pergunta norteadora. Após a leitura na íntegra, dos 14 artigos restantes, excluiu-se 6 por não atenderem os critérios de inclusão, sendo o corpus da revisão, composto por 8 artigos. Os obstáculos apontados nos estudos foram categorizados em: o aparato legal; o baixo nível de escolaridade; o ambiente educacional; o método de ensino e a avaliação; baixo investimento na formação continuada de professores; e pouco apoio familiar. Considera-se necessário ampliar o acesso para este público no ensino profissional e recomenda-se o estabelecimento de parcerias entre Escolas da Educação Especial e Escolas Profissionais, onde o nível de escolaridade não seja pré-requisito para o acesso, com novas metodologias de ensino e avaliação, que viabilizem a permanência e o sucesso deste estudantes no ensino profissional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.