Os Jogos Cooperativos e as Relações Interpessoais - um estudo nos primeiros anos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.7133

Palabras clave:

Aprendizagem cooperativa. Jogos cooperativos. Pré-Escolar. Cooperação. Interações sociais.

Resumen

O presente estudo de investigação-ação tem como objetivo compreender de que forma os jogos cooperativos melhoram as relações interpessoais das crianças envolvidas em sessões de Educação Física (EF). Foram analisados quatro momentos de avaliação para observar a evolução das interações entre as crianças. Participaram 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, de um Jardim de Infância da rede pública de Educação Pré-Escolar (EPE) do distrito de Aveiro. Os quatro momentos de avaliação foram gravados em vídeo, e posteriormente analisados. Numa primeira fase foi analisada a frequência de interações sociais entre crianças de etnia cigana e a frequência de interações entre as crianças fora da etnia cigana com as crianças de etnia. Numa segunda fase, foram analisados os incidentes críticos, utilizando o Sistema de Observação do Comportamento do Aluno (Sarmento, 2004). A análise dos dados identificou uma evolução positiva nas relações entre as crianças de etnia cigana com as crianças fora da etnia verificando-se, também, uma diminuição dos incidentes críticos, evidenciado através de um maior empenho cooperativo nas atividades realizadas nas sessões de Educação Física.

Biografía del autor/a

Rui Neves, Universidade de Aveiro/Professor.

Doutor em Didática pela Universidade de Aveiro, Portugal; Professor no Departamento de Educação e Psicologia / Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro.

Ana Cipriano, Universidade de Aveiro

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.

Cristiana Ferreira, Universidade de Aveiro

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.

Publicado

2020-12-22

Número

Sección

Artigos