Contextualizando a iniciação à prática profissional - o caso de projetos de intervenção educacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/1794Palabras clave:
Formação inicial. Iniciação à prática profissional. Supervisão.Resumen
Na formação de educadores e professores, a iniciação à prática profissional é uma questão estruturante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, partilhamos o desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), Projetos de Intervenção Educacional, no âmbito do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica na Universidade de Aveiro. Para além das questões conceituais, apresentam-se dados de monitorização numa ótica de modificação e adaptabilidade. Após quatro anos de desenvolvimento da UC (2009 a2013), envolvendo 318 alunos, 16 a 18 contextos educativos e dezenas de docentes, fazemos um balanço positivo do seu papel formativo, bem como da participação dos membros da rede de formação. A visão global na promoção de observação, reflexão, concepção, planeamento e desenvolvimento de projetos educativos, devidamente contextualizados por parte dos alunos, é uma constante, aferida de diferentes formas.
Palavras-chave: Formação inicial. Iniciação à prática profissional. Supervisão.
Contextualizing introduction to professional practice – the case of educational intervention projects
Abstract
On the training of educators and teachers, an initiation into professional practice is a structuring issue for personal and professional development. Thus, we share the development of the curricular unit (UC), Educational Intervention Projects, within the third year of the degree course in primary education at the University of Aveiro. In addition to the conceptual issues, monitoring data are presented in a perspective of change and adaptability. After four years of development of the UC (from 2009 to 2013), involving 318 students, 16 to 18 educational contexts and dozens of teachers, we consider positive its formative role, as well as the participation of the members of the training network. Global vision in promoting observation, reflection, design, planning and development of educational projects, properly contextualised by the students, is a constant, measured in different ways.
Keywords: Initial formation. Initiation into professional practice. Supervision.
Citas
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2005.
TAVARES, J.; ALARCÃO, I. Paradigmas de formação e investigação no ensino superior para o terceiro milênio. In: _____. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 97 – 114.
NEVES, R. PIE – Ficha. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2008 (documento policopiado).
______. Guião da Unidade Curricular de Projetos de Intervenção Educacional, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2009 (documento policopiado).
______. PIE – Notas sobre observação. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2012a (documento policopiado).
______. PIE – Documento orientador. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2012b (documento policopiado).
______. PIE – Guião da Unidade Curricular de Projetos de Intervenção. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2012c (documento policopiado).
______. PIE – Regulamento. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2012d (documento policopiado).
______. PIE – Avaliação. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2012e (documento policopiado).
______. Projetos de Intervenção Educacional – um percurso de iniciação à prática profissional, in Livro de Resumos III ENEB - Encontro Nacional de Educação Básica, 12 - 13 de Outubro, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2012f, p. 63.
______. PIE - O projeto na unidade curricular de Projetos de Intervenção Educacional. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2013a (documento policopiado).
______. PIE – Relatório preliminar da CAE. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2013b. (documento policopiado).
SANTOS, L.; NEVES, R. Formando Licenciados em Educação Básica (Portugal): O papel dos Projectos de Intervenção Educacional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL, 2010, São Paulo. Anais Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Activas de Aprendizagem. São Paulo, Brasil: USP, 2010. ISSN: 2177-0506.
ZEICHNER, K. Rethinking the Connections between Campus Courses and Field Experiences in College – and University – Based Teacher Education. Journal of Teacher Education, v. 61, n. 1 – 2, jan./feb. 2010, p. 89-99.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.