Contextualizando a iniciação à prática profissional - o caso de projetos de intervenção educacional

Autores/as

  • Jane do Carmo Machado Universidade Federal Fluminense, RJ. Universidade Católica de Petrópolis, RJ.
  • Rui Neves Universidade de Aveiro /Coordenador.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1794

Palabras clave:

Formação inicial. Iniciação à prática profissional. Supervisão.

Resumen

Na formação de educadores e professores, a iniciação à prática profissional é uma questão estruturante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, partilhamos o desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), Projetos de Intervenção Educacional, no âmbito do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica na Universidade de Aveiro. Para além das questões conceituais, apresentam-se dados de monitorização numa ótica de modificação e adaptabilidade. Após quatro anos de desenvolvimento da UC (2009 a2013), envolvendo 318 alunos, 16 a 18 contextos educativos e dezenas de docentes, fazemos um balanço positivo do seu papel formativo, bem como da participação dos membros da rede de formação. A visão global na promoção de observação, reflexão, concepção, planeamento e desenvolvimento de projetos educativos, devidamente contextualizados por parte dos alunos, é uma constante, aferida de diferentes formas.

Palavras-chave: Formação inicial. Iniciação à prática profissional. Supervisão.

Contextualizing introduction to professional practice – the case of educational intervention projects

Abstract

On the training of educators and teachers, an initiation into professional practice is a structuring issue for personal and professional development. Thus, we share the development of the curricular unit (UC), Educational Intervention Projects, within the third year of the degree course in primary education at the University of Aveiro. In addition to the conceptual issues, monitoring data are presented in a perspective of change and adaptability. After four years of development of the UC (from 2009 to 2013), involving 318 students, 16 to 18 educational contexts and dozens of teachers, we consider positive its formative role, as well as the participation of the members of the training network. Global vision in promoting observation, reflection, design, planning and development of educational projects, properly contextualised by the students, is a constant, measured in different ways.

Keywords: Initial formation. Initiation into professional practice. Supervision.

Biografía del autor/a

Jane do Carmo Machado, Universidade Federal Fluminense, RJ. Universidade Católica de Petrópolis, RJ.

Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Orientadora Escolar da Rede Pública Municipal de Petrópolis, RJ. Professora da Universidade Católica de Petrópolis – Brasil - CTH - Centro de Teologia e Humanidades.

Email: jane_machado@yahoo.com.br

Rui Neves, Universidade de Aveiro /Coordenador.

Doutor em Didática – Universidade de Aveiro; Prof. Auxiliar do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Coordenador da unidade curricular Projeto de Intervenção Educacional da Licenciatura em Educação Básica do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro

Citas

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Publicado

2014-12-15

Número

Sección

Artigos