O(S) PROFESSORES DO 1º CEB E AS PROVAS DE AFERIÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
IMPORTÂNCIA, PREPARAÇÃO E EXPECTATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i41.11363Palavras-chave:
educação física, provas de aferição, perceções, professores do 1º cicloResumo
O presente estudo centra-se na caraterização da perceção dos professores do 1º CEB sobre as Provas de Aferição em Educação Física realizadas no 2º ano de escolaridade na escola do 1º CEB. Os dados foram recolhidos através de um questionário respondido por 77 professores de várias zonas do país, com idades entre os 35 e os 65 anos de idade (47,32 ± 3,04 anos). Os dados foram tratados em termos de estatística descritiva (Ni, percentagens, médias e desvio-padrão). Os resultados indicam que os professores atribuem reduzida importância às provas, apesar de globalmente considerarem que os seus alunos se apresentam bem preparados para as realizar. De forma mais criteriosa entendem que os seus alunos obterão melhores resultados nas tarefas associadas ao bloco “Jogo Infantis”, seguido do “Deslocamento e Equilíbrios” e “Perícias e Manipulações”. Apesar da sua realização desde 2017 estas provas ainda não obtiveram a valorização pelos professores, o que nos deve refletir acerca das políticas e práticas desenvolvidas até aqui.
Referências
Bermudes, R., Ost, M. e Afonso, M. (2013). Avaliação em Educação Física Escolar: da mobilização dos saberes à construção das práticas avaliativas para a intervenção pedagógica, Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. 12, n. 1,Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4676/4139 Acesso em 8 de maio de 2023.
Chróinín, D. & Cosgrave, C. (2013) Implementing formative assessment in primary physical education: teacher perspectives and experiences, Physical Education and Sport Pedagogy, 18:2, 219-233, DOI: 10.1080/17408989.2012.666787
Departamento da Educação Básica (1998). Organização curricular e Programas. Ensino básico - 1º ciclo. 2ª edição.
IAVE (2017). Resultados Nacionais das Provas de Aferição, 2017, Lisboa
IAVE (2019). Resultados Nacionais das Provas de Aferição, 2018, Lisboa
IAVE (2021). PAR - Projeto de Acompanhamento de Escolas na Análise e Utilização dos Relatórios da Avaliação Externa - Relatório 2019/2020, Lisboa
IAVE (2022). Provas de Aferição do Ensino Básico 2022 - Resultados Nacionais, Lisboa, https://iave.pt/wp-content/uploads/2022/12/Relatorio-Provas-de-Afericao_Resultados-Nacionais_2022_Final.pdf
Quitério, A., Costa, J., Martins, J., Fernandes, D., Picado, André, Mota, J., Gerlach, E., Scheuer, C. & Herrmann, C. (2017). Assessment in primary physical education: Exploring basic motor competencies in six-year old Portuguese children, Conference Paper, 12th FIEP European Congress - Luxembourg
Maciel, F. A, Lopes, J. M., Santos, M. I. (2021). Percepção docente sobre práticas e instrumentos de avaliação na Educação Física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 1, p. e021002, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4141
Neves, R. (2007). A Construção Curricular da Educação Física no 1o Ciclo do Ensino Básico (Tese de Doutoramento). Universidade de Aveiro. Retrieved from http://ria.ua.pt/handle/10773/1454
Neves, R. (2016). As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB - um olhar qualitativo dos gestores, Revista Indagatio Didactica, 8 (5), junho, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro, Portugal, pp. 26 – 36, ISSN 1647-3582. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3568/3296
Neves, R., Almeida, D. M., & Capela, A. (2023). Educação Física no 1º CEB, Provas de Aferição e Pais - perceções globais. Motrivivência, (Florianópolis), 35(66), 1-13. Universidade Federal de Santa Catarina. (ISSN 2175-8042). DOI https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93994
Kingston, U, Adamakis, M., Lester, D., Costa, J. (2023). Scoping Review on Quality Physical Education Programmes and Their Outcomes on Primary-Level Pupils. Int. J. Environ. Res. Public Health, 20, 3575. https://doi.org/10.3390/ijerph2004357
Silva, M. J., Pereira, M., & Neves, R. (2018). Os professores do 1º CEB e as Provas de Aferição em Expressão e Educação Físico-Motora - um olhar qualitativo sobre o seu impacte, III Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, Livro de Resumos, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 16 de maio, Viana do Castelo.
Silva, M.J., Pereira, M., Queirós, R., Ferreira, S. & Neves, R. (2019). Provas de Aferição em Expressão e Educação Físico-Motora no 1º ciclo em Portugal – expectativas dos professores, Revista Indagatio Didactica, 11, (4), 209-221, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10635/6965
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rui Neves; Diana Morato, Arminda Capela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.