Legislação e formação de professores: os reflexos no meio educacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/1138Keywords:
Educação. Conhecimento.Abstract
O estudo objetivou analisar de que forma os compromissos políticos e educacionais frente à legislação vigente se relacionam com as discussões sobre a formação de professores. A metodologia foi uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Percebemos que o professor é visto por um novo ângulo, com um trabalho de qualidade visando a melhoria da educação. Desta forma, com as leis o professor passa a ter o direito e a oportunidade de uma formação, pois é importante que esse acompanhe as contínuas mudanças. Um problema ainda não solucionado é a ‘epidemia da desmotivação’ dos professores que por estarem estabilizados não buscam melhorias e nem mudanças em sua formação. Assim, concluímos que apesar das conquistas já alcançadas na relação entre leis vigentes e educação, há muito a ser feito quando se trata de formação de professores, já que muitos resistem a estas mudanças ou não tiveram oportunidades de buscar a atualização.
Palavras-chave: Legislação. Formação de Professores. Educação.
Legislation and formation of teachers:the reflection in educational environment
Abstract
The study aims at analyzing how the political and educational commitments of the current legislation are related to the discussions about teacher formation. As a documentary qualitative research, it shows that the teacher is seen from a new perspective, with a quality work aimed at improving education.Thus, laws shall give the right and opportunity for teachers to develop their professional education, since it is important that they be continuously updated with changes in this area. Teachers’ increasingde motivation is still an unsolved problem due to their permanent worksituation and lack of formation improvement and change. The results haveshown that, despite the gains already achieved in the relation of laws and education, there is much to be done when it comes to teacher formation since many resist these changes or have not had opportunities to getupdated knowledge.
Keywords: Legislation. Teacher Formation. Education.
References
BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005.
BOLZAN, D. P. V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado: um estudo a partir das narrativas de professores do ensino fundamental. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.
_____. Formação de professores: reflexões sobre os saberes e fazeres na escola. Porto Alegre: Meditação, 2002.
BRZEZINSKI, I. Convergências e tensões na formulação das atuais políticas para formação de professores no Brasil: entre o arcabouço normativo e o respeito às culturas e às formas de vida. XV ENDIPE. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
KRUG, H. N. (Org.). Formação de professores reflexivos: ensaios e experiências. 1 ed. Santa Maria: O Autor, 2001. v. 1. p. 144.
MOLINA NETO, V. Formação profissional em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 19, n. 1, p. 34-41, set. 1997.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: _____. (Org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
OZGA, J. Investigações sobre políticas educacionais. Terreno de contestação. Porto: Porto Editora, 2000.
PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
PIMENTEL, M. da G. O professor em construção. 7 ed. Campinas: Papirus, 2001.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual São Paulo: Cortez, 2007.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.