Conhecimento & Diversidade na discussão tecnológica

Autores

  • Jardelino Menegat Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, RJ.
  • Mary Rangel Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4354

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Ensino.

Resumo

Conhecimento & Diversidade in the technological discussion

A evolução do conhecimento conduz, na atualidade, necessariamente, à discussão tecnológica. Essa discussão tem uma abrangência expressiva de aportes, acompanhando a dimensão de processos, pesquisas, enfoques temáticos. Desse modo, este Dossiê, traz contribuições relevantes e atuais, com motivações a novas pesquisas e à formação e práticas docentes e discentes.

Com essa proposta e reconhecimento de valor, os autores que compõem este dossiê temático trazem discussões de significativo interesse à educação, ao trabalho, às investigações, à sociedade, ao mundo contemporâneo.

As tecnologias certamente nos trazem desafios de diversas naturezas. É difícil elencá-los, dada à dimensão de questões e vetores de análise decorrentes associadas a múltiplas implicações no presente e no futuro.

No presente, encontram-se os desafios de pensar nas aprendizagens que os processos, os usos e o próprio vocabulário do mundo tecnológico requerem. A educação de crianças, jovens, adultos é mobilizada para atender a essas aprendizagens, até mesmo para que se evite o que se pode chamar de analfabetismo tecnológico, pensando-se também no direito ao acesso ao conhecimento, como princípio e premissa da vida cidadã. Nesse sentido, o “Dossiê Educação e Tecnologias no Ensino e Aprendizagem: Reflexões e Possibilidades” é especialmente contributivo.

Uma das indagações que se apresentam, quando se pensa em conhecimento e avanços da multiplicidade de usos da tecnologia, é a que se refere às mudanças previsíveis no futuro e no mundo que esse futuro delineia, projeta, vislumbra.

É possível, então, pensar na permanência, ou não, do livro e artigos impressos. As revistas, já no presente, se tornam online, os livros se tornam ebook, as comunicações se fazem pela internet, os exames de saúde são computadorizados, as crianças dialogam pelo WhatsApp, as expectativas são de carros computadorizados, e até mesmo de aviões teleguiados. Essas evidências e previsibilidades se acrescentam aos desafios dos processos pedagógicos e, de modo particular, aos cursos em todas as áreas e níveis, do básico ao superior.

Portanto, há que se pensar, cada vez mais, na formação de docentes, seja a inicial, seja a continuada, tendo em vista a formação dos alunos, que demanda atenção a valores de vida e convivência, incluindo, entre outros aspectos, o respeito às diferenças e a desconstrução de preconceitos, assim como os conhecimentos dos quais se necessitam, para sua inserção socioprofissional. As tecnologias são partes essenciais desse conhecimento.

Biografia do Autor

Jardelino Menegat, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, RJ.

Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro.

Mary Rangel, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, RJ.

Editora da Revista Conhecimento & Diversidade do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e da rede La Salle Brasil-Chile.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>